Pandemia 2020 – Projeto BodyTalk Covid 19

Pandemia 2020 – Projeto Covid19 BodyTalk Brasil 

Alessandra Batistuta e Rafaela Capote

Como nos livros de histórias, num dia comum de 2020, acordamos submersos em um novo mundo. Para alguns de nós, um pesadelo sem precedentes, enquanto que, para outros, uma grande oportunidade de transformação e crescimento. Um despertar! Como no Livro de Isaías, estamos vendo e vivendo nitidamente, realidades paralelas de um mesmo evento. Um mundo onde o contato físico foi amplamente proibido, como parte da solução de um “inimigo” que estava descaradamente camuflado em todos os lugares. 

Abraçar? Só com nossas vulnerabilidades! 

A morte se fazendo presente, sem opções de fuga… como se algum dia tivesse havido! As cores pareceram se fundir em meio ao irrespirável ar que nos dá vida!
Um mundo onde os medos, as inseguranças e incertezas surgiram, como se nunca antes estivessem aqui. 

Fomos forçados a olhar para o “nosso próprio umbigo”, nos conectando com as emoções e situações que antes “não tínhamos tempo para olhar”. Aliás, essa é a desculpa perfeita para uma sociedade individualista e criadora de subterfúgios que justifiquem suas ausências do contato social sadio e criativo e ainda nos dá status! 

A falta de tempo foi tirada debaixo do tapete! 

A falta de cuidados com o próximo e a falta de amor consigo mesmo, também. 

Tivemos que olhar para as quatro paredes que nos cercam e todos que nela habitam; assumir nossos medos e receios mais profundos. Olhar para as nossas sombras. Olhar para os nossos pares. Olhar para as mortes de muitas parcerias, muitos negócios, muitas pessoas… Porque a verdade é que não estávamos sabendo quais calos estavam sendo apertados pelos nossos sapatos e agora estamos aprendendo o que deve ser feito para trazer alívio. 

Estamos caminhando pela sexta e sétima casas astrológicas!
Aprendendo a cuidar da saúde de si e enriquecer a convivência com o outro. 

A questão é que arregaçar as mangas e mudar a forma de se perceber, de perceber o outro e de viver em sociedade não é e nem nunca será uma tarefa fácil. O processo de transformação exige muita coragem, muita energia de amor e um grupo de apoio com as ferramentas certas. 

E é aqui que a gente entra! 

O BodyTalk não é apenas uma dessas ferramentas mágicas de super poder. É um estilo de vida, um sistema de empoderamento em todos os níveis, em todos os sentidos do Ser. Principalmente os sentidos do coração, aqueles que nos movem. 

Voltando a Isaías, e suas duplas realidades, escolhemos estar criando a realidade que traz soluções e amparo para as transformações saudáveis. Entrando na oitava casa astrológica, acolhendo a morte do ego e permitindo o surgimento de um Eu Social, o Todo mais saudável. 

Em março de 2020, Dra Janet Galipo e Dra Laura Stuve iniciaram nos Estados Unidos, um grupo de atendimento emergencial de BodyTalk a distância para pacientes com Covid19. Escolhemos dar as mãos neste projeto de assistência à vida e dignidade à morte. Pois com ambas andamos de mãos dadas. Caminhamos juntos com o projeto americano, no período de maio de 2020 até fevereiro de 2021, quatro coordenadoras e um total de 20 terapeutas certificados. Inclusive nós duas que aqui vos falamos! 

Acontece que o projeto amadureceu, tomou características do nosso local e passou por uma reformulação que permitiu a criação de uma nova diretriz . Com o apoio da ABBTS, coordenação de Giancarlo Stefanuto e Rafaela Capote, ancoramento de Alessandra Batistuta, orientações e apoio de Myriam Baker, instrutora avançada de BodyTalk, iniciamos uma nova fase com atendimento em duplas, somando 42 terapeutas certificados oferecendo três sessões de BodyTalk com o foco específico na resiliência ao paciente com COVID 19. Um trabalho voluntário, onde as sessões são pagas ou não pelos clientes, em contribuição solidária e os recursos adquiridos estão sendo investidos no próprio projeto, na criação de um site para ABBTS e na divulgação do BodyTalk. 

Até esse momento, já acolhemos e demos apoio a mais de 500 pessoas. Alimentando de forma saudável a matriz do BodyTalk no Brasil.
E, com o coração cheio de alegria, estamos aqui! 

Usando a pandemia como um trampolim quântico, oferecendo assistência física, emocional e psicológica aos inscritos e seus familiares, permitindo crescimento pessoal e profissional aos terapeutas, coletando e organizando um banco de dados que fortalece a eficiência e difundindo a maravilhosa abordagem do BodyTalk pelo país e pelo mundo. 

Projeto Covid19 BodyTalk Brasil: nós escolhemos dar as mãos neste projeto de assistência. Você também pode!  

1 Alessandra Batistuta é pediatra há 28 anos. Terapeuta de BodyTalk Certificada desde 2012, PaRama BodyTalk. Casada há 23 anos com Whodson Figueiredo (meu grande incentivador) e mãe do Henrique 21 e da Helena 18, meus melhores trabalhos em execução. 

2 Rafaela Capote é terapeuta há 17anos, certificada BodyTalk desde 2017. Artista plástica e mãe solo do Cauê há 16 anos, a melhor obra de arte da sua vida.